Etiquetas

2009 (1) amizade (1) amor (1) Angola (2) belas fashion (1) belas shopping (1) beleza (1) bem estar (1) carros (1) casamento (1) convite (1) creme hidratante (1) dia (1) dinheiro (1) edna mosquito (1) etiqueta (3) férias (1) gorjeta (1) hogi (1) hotel (1) ideia (1) jantar (1) londres (1) luanda (1) Madrid (1) moda (2) mulher (2) namorados (1) Papa (1) pele (2) pensamento (2) romantico (1) sábado (1) telemovel (1) viagem (1) visita (1)

sábado, 15 de novembro de 2008

Gentia



No outro dia estava em casa num ambiente familiar
e decidimos por música, tocou a música Namuleleno
do estilo Tchianda q é mto popular no Leste de Angola
de  onde  é a minha familia paterna.

Naquele calor do momento as minhas irmãs e eu pusemo-nos a dançar
e uma amiga da minha tia chamou-me e disse:  Como é q meninas educadas e formadas como vôces sabem dançar esta dança dos gentios???

Dança dos gentios??     Desde quando honrar a nossa tradição é ser gentio?? Por dançar ritmos africanos tornei-me em gentia a.k.a matumba??
 Se é essa a definição de gentia, então assumo sou uma gentia convicta e muito orgulhosa. Tenho mto orgulho em ser africana filha de um homem do Moxico e uma senhora do Namibe, nasci no Huambo fui para Malange com apenas 1 ano de idade e para Luanda aos 6, vivi em Espanha e na Inglaterra mas nada é mais eu que os ritmos do batuque e da marimba, o cheiro da boa kizaka e a visão das mulheres que lavam no rio.

Se por amar a minha pátria e as suas tradições sou gentia, que assim seja.  

 Quando as pessoas não respeitam a sua própria cultura perdem a sua indentidade, eu pelo contrário encontrei o meu eu quando nadei no Lago Dilolo as 6 da manhã num domingo de Agosto de 2005.

Eu sou Marita, angolana, gentia, matumba, pés descalços.

P.S : Sou negra da carapinha dura


Maria Liberdade

2 comentários:

  1. Gostei deste post!

    Beijo meu ♥,

    A Elite

    PS: meu final de semana é exactamente como esperei Marita. Dormir e ver series! amanhã saio um cadinho :)

    ResponderEliminar