Etiquetas

2009 (1) amizade (1) amor (1) Angola (2) belas fashion (1) belas shopping (1) beleza (1) bem estar (1) carros (1) casamento (1) convite (1) creme hidratante (1) dia (1) dinheiro (1) edna mosquito (1) etiqueta (3) férias (1) gorjeta (1) hogi (1) hotel (1) ideia (1) jantar (1) londres (1) luanda (1) Madrid (1) moda (2) mulher (2) namorados (1) Papa (1) pele (2) pensamento (2) romantico (1) sábado (1) telemovel (1) viagem (1) visita (1)

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Casamento: Normas e gaffes.....


O que é mais tradicional e mais bonito que um casamento????? Sinceramente não sei.

Infelizmente no nosso país é comum ver as normas de etiqueta e protocolo serem brutalmente violadas quando se trata de casamentos, e a violação começa da parte dos noivos e tem continuação da parte dos convidados. Hoje darei uma repassada nos erros que mais me chamam a tenção e alguns deles são imperdoaveis.

  1. Quem convidar?
É neste ponto que os problemas têm inicio muitas vezes porque os convidados não entendem as normas.
  • O convite é apenas endereçado as pessoas cujos nome estão no envelope: Sr. X e Esposa ou apenas Sr. X. É extremamente deselegante dar os eu convite a outra pessoa a menos que por algum motivo o convidado não possa comparecer e envie uma pessoa a representar-lhe (filho, irmão) e avise o anfitrião com antecedência, pois é horrivel estar no seu próprio casamento com pessoas desconhecidas.
  • É apenas obrigatório convidar o cônjuge de pessoas casadas, que vivam em união de facto ou que estejam noivas, ninguém é obrigado a convidar a namorada do primo nem as filhas do tio António.
2. Quando mandar os convites?

Por norma os convites devem ser enviados entre 8 e 4 semanas antes do evento, pois os convidados necessitam de tempo para preparar a endumentária e também adquirir os presentes e qualquer espaço inferior a 4 semanas não é suficiente.

3.
A lista de presentes

É extremamente descortês e eu vejo como ofensivo até incluir os nomes dos locais aonde está disponivel a lista de presentes, porque a função do convite é apenas uma: convidar. O convidado sente-se forçado e desconfortável quando posto nesta situação, o correcto é o convidado contactar a mãe de um dos nubentes e procurar saber aonde estão disponiveis as ditas listas.

Portanto, nunca mais nunca inclua no convite de casamento os detalhes das lojas aonde etem a sua lista de presentes porque os presentes devem ser uma iniciativa do seu convidado e não uma imposição sua. Registe a sua lista numa única loja se possivel.

  • Quanto ao que pedir na lista de presentes, limite-se a pequenos objectos de decoração, loiça ou para uso culinário. No casso particular de Angola um único item não deve custar mais de $600 e isso porque os preços são muito altos.
É correcto que dentro das opções que o convidado possa comprar constem por exemplo :

  • Uma batedeira
  • Uma baixela : sempre que as peças comprem-se por separado (4 copos, 6 pratos, colheres de servir,etc).
  • jogos de lençois
  • Toalhas de mesa
É incorrecto que dentro das opções que o convidado possa comprar constem por exemplo :
  • Uma máquina de lavar a louça
  • Uma baixela completa
  • Uma cama

4. Na cerimónia civil ou religiosa
  • Da mesma forma que os noivos são os últimos a entrar na igreja, devem ser também os primeiro a sair. Não é elegante todo o mundo levantar-se para ir cumprimentar os noivos no altar (apenas familia nuclear), segundo a minha mãe este é um costume da época em que o casamento era celebrado no salão paroquial aonde os convidados reuniam-se para comer um pedaço de bolo e cumprimentar os noivos, hoje em dia a sempre um cocktail ou festa após a cerimónia e os cumprimentos devem ser apresentados neste outro local.


Agora tenho de ir a universidade, continuarei numa próxima ocasião. Beijos
Maria Liberdade

1 comentário:

  1. Na volta com as nossas vidas, os convites deveriam saír mais cedo para ter a certeza que a família espalhada pelo mundo tenha tempo de reservar passagem/hotel, e quem sabe pedir visto !

    ResponderEliminar